EMPRESAS \ PROJETOS ACADÊMICOS DE INOVAÇÃO \ Resolução Eficaz de Problemas (REP)
04/06/24
Atento às necessidades e exigências do mercado, o Insper desenvolveu o programa “Resolução Eficaz de Problemas” (REP), voltado à formação de alunos da graduação nas competências de resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação, pensamento crítico e orientação para resultado. Seja uma organização parceira!
Sobre o REP
Atento às necessidades e exigências do mercado, o Insper desenvolveu, para alunos da graduação, o REP, que tem como foco desenvolver competências de resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação, pensamento crítico e orientação para resultado. O currículo foi direcionado para o PBL (problem based learning: aprendizagem baseada em problemas), criando um ambiente ideal para investigação e pragmatismo, tornando possível a realização de programas como o REP.
O programa é composto de uma parte teórica e outra prática, vivida no ambiente corporativo:
- Na parte teórica, os alunos discutem e analisam problemas reais da área de administração, fazendo uso de ferramentas estatísticas e método de resolução de problemas;
- Na parte prática, os alunos trabalham em grupos, por um período de 12 a 14 semanas, para resolver um problema real de uma empresa parceira.
Durante o projeto, o grupo conta com um mentor para orientar o andamento do trabalho e apoiar os alunos em seu processo de desenvolvimento profissional. O perfil do mentor é o de um executivo com ampla experiência corporativa, que seja parceiro do Insper e dedicado à formação dos alunos nos objetivos de aprendizagem do programa.
Ao final do REP, os alunos que se destacarem recebem a certificação “Green Belt Insper” ou “Yellow Belt Insper”, que atesta a capacidade do estudante em solucionar questões complexas por meio do método estruturado de resolução. O projeto é pioneiro no mundo e conta com a contribuição e a experiência do professor Vicente Falconi, precursor do método gerencial e fundador do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG).
Características dos Projetos
- Projeto de melhoria operacional (de algum processo existente), podendo ser caracterizado em termos de melhoria de produtividade e eficiência (falhas, erros, desperdícios e retrabalhos);
- Melhoria de qualidade; redução de custos; redução de ciclo, aumento da lucratividade e aumento da satisfação do cliente;
- Deve ser realizado em 140 horas, que são divididas em 4 meses (os alunos possuem um dia da semana disponível para visitar as empresas, coletar dados, fazer entrevistas, elaborar as análises, etc.);
- O projeto deve ser majoritariamente de análise e planejamento do problema fornecido;
- Caso a base do projeto esteja estabelecida a uma distância superior a 25 km do Insper, a empresa deverá fornecer transporte aos alunos.
Benefícios para as organizações
- Formalizar a parceira junto ao Hub de Inovação e Empreendedorismo Paulo Cunha, com duração estimada de um semestre letivo, do início ao fim do projeto;
- Fornecer os problemas e a base de dados para análise;
- Identificar o responsável técnico que acompanhará os alunos (idealmente que tenha como meta o resultado do projeto);
- Atender os alunos que visitarão as empresas, com base em calendário acordado previamente;
- Disponibilizar recursos para coleta produtiva dos dados.
Responsabilidades da organização
- Parceria na formação de profissionais com competências altamente demandadas pelo mercado de trabalho;
- Empresas recebem uma possível solução e análise de um problema com um olhar independente;
- Possibilidade de recrutamento de jovens talentos.
Seja uma organização parceira
A cada semestre, selecionamos cerca de 28 empresas para participar como parceira do projeto. A parceria é formalizada via Hub de Inovação e Empreendedorismo Paulo Cunha, sem nenhum vínculo ou taxa financeira. Para participar, a empresa deve cumprir os requisitos descritos em “Responsabilidades”.
Para participar, preencha on-line o pedido de inscrição: Neste Link. Vagas limitadas.